segunda-feira, novembro 13, 2006

Rock & Roll

O termo Rock & Roll foi utilizado pela primeira vez em 1951 por um DJ de Cleaveland (cidade curiosamente muito mais associada à música country) na referência à canção "My Baby Rocks Me with a Steady Roll". Calão para "relações sexuais" o rock descende, em termos evolutivos, do blues. É tradicionalmente descrito como um género de música com origem negra (como são aliás todos os grandes géneros músicais surgidos no século XX com excepção da música electrónica) caracterizado por guitarras eléctricas, fortes ritmos de bateria como fundo e estruturas líricas centradas no refrão.
Contudo esta definição não passa de mera curiosidade histórica, uma vez que seria extremamente linear e limitativo definir assim rock. A sua influência na sociedade é de tal forma profunda que criou a sua própria cultura, ou melhor, a sua contra-cultura baseada no incorformismo, no forte individualismo ou na rebelia face ao que está instituído.
Musicalmente o rock é definido por uma batida de 2 & 4 num tempo de 4/4. O curioso desta definição aparentemente tecnicista é que embora poucos a saibam interpretar, todos reconhecem rock quando o ouvem. É como um instinto, uma fórmula mágica que transforma os símbolos banais de uma partitura num som univeralmente reconhecível. Pura alquimia.